fbpx

5 hábitos para economizar e se tornar uma pessoa melhor

Não é porque tudo está confuso e incerto que você não vai agir para economizar e se tornar alguém melhor, certo?

O Brasil passa por uma crise absurda, todos sabemos. Para onde olhamos, só se fala disso. O que já era complicado, piorou. Estamos, de certa forma, habituados a viver em uma eterna montanha russa política e econômica. Ainda assim, já para economizar e ser alguém melhor. Duvida?

Acredito muito no poder que temos, pressionando nossos eleitos e sobretudo dando ideias, servindo como seus olhos e ouvidos em nossa casa, nosso bairro e cidade. Acredito ainda mais em ações locais, em pequenos serviços feitos repetidamente, sem holofotes.

Ser útil na comunidade próxima. Ser útil ao menos dentro de casa. Cuidar de si, do seu corpo, sua mente, seus filhos, sua alimentação, seus relacionamentos. É o velho pensar globalmente, agir localmente. Sem delírios de grandeza. Primeiro, as primeiras coisas.

Trago hoje cinco hábitos que considero úteis para economizar e que também podem te levar a ser uma pessoa melhor.

1. Leia mais

Leia livros de desenvolvimento pessoal, leia ficção, leia infanto-juvenis. Leia revistas. Sim, ainda existem revistas sensacionais (no papel ou em plataformas online super baratas), que vão te dar muitas ideias para criação de conteúdo e ajudar a economizar.

Ler vai te dar mais ideias para conversar com o pessoal na mesa de bar, no almoço de família, para escrever melhor, ser uma pessoa mais criativa e mais interessante para si e para os outros. Livros são baratos em comparação a outros gastos que você tem. Também podem ser adquiridos em sebos online ou presencialmente, podem ser emprestados de amigos ou de bibliotecas.

Dica de leitura: “Quebre a Caixa, Fure a Bolha” (clique)

2. Produza conteúdo

Se você, assim como eu, gosta de interagir nas redes sociais, gosta de compartilhar suas opiniões, seu dia a dia, experimente não ser somente um eco das opiniões alheias. Experimente produzir seus textos, suas fotos, crie algo inédito. Exponha-se.

É transformador, e você ainda cria um ambiente mais rico para todos. Não precisa ser nada elaboradíssimo. Se há algo que ninguém pode copiar é a sua essência. A produção de conteúdo relevante vai colocar sua empresa e seus serviços em outro patamar.

Leia também: Cansado do isolamento? Veja o que a História pode nos ensinar

3. Cozinhe em casa

Cozinhar em casa é tão econômico que merece um texto inteiro, e farei em breve. Organização nas compras, ter os itens básicos sempre na despensa podem transformar sua vida financeira. Pode ser o que te separa daquela viagem sonhada, de uma reforma na casa e de outras metas que nunca saem do papel.

Deixar as saídas para comemorações realmente especiais em locais legais não te faz um muquirana profissional. Lembrando que não há nada errado em pedir comida, desde que a gente tenha dinheiro sobrando para isso, né?

Cozinhar é um hábito que nos traz calma, paciência, organização. E ajuda muito a economizar. Os amigos e parentes gostam de estar perto, compartilhando as refeições e a casa. Você come melhor e, de quebra, também passa a guardar dinheiro.

4. Perca a vergonha

Faça o que quase ninguém faz. Ofereça seus serviços. Limpe a piscina do vizinho, cuide de cachorros, faça artesanato. Faça pães, massas, bolos, sobremesas, pizzas. Quantas pessoas perderam seus empregos e estão vivendo justamente da comercialização desses itens?

O que parece bobo em um momento, em outro se transforma em uma ótima fonte de renda ou ao menos de economia doméstica. Eu tenho dois filhos adolescentes, e quando uma só pizza deixou de ser suficiente para um jantar com filhos, namoradas e amigos, começamos a fazer as pizzas em casa.

É quase inacreditável o quanto se pode economizar e ainda comer bem, com ingredientes de qualidade. Sem falar nos momentos de descontração e convivência que isso proporciona.

Leia também: Pouca grana: 4 passos para o dinheiro durar o mês inteiro

5. Faça exercícios físicos

Não, você não precisa de dinheiro para fazer o mínimo. Vá caminhar, dar uma corridinha leve, pular corda, nadar, jogar bola com os sobrinhos. Faça uma das inúmeras aulas grátis online que existem no Youtube. O sedentarismo mata mais do que a atividade física. Não espere condições ideais, vá logo. Economize com remédios, doenças e tudo mais relacionado ao sedentarismo e a obesidade.

Clique para ver vídeos inspiradores

Conta pra nós: que você tem feito para economizar e ser uma pessoa melhor? Nada é insignificante e estar na direção certa (cada um tem a sua) é mais importante do que a velocidade.

Foto: Pixabay.

—— Este artigo foi escrito por Cristina Pizarro. Este artigo apareceu originalmente no site Dinheirama.A reprodução deste texto só pode ser realizada mediante expressa autorização de seu autor. Para falar conosco, use nosso formulário de contato. Siga-nos no Twitter: @Dinheirama

Por Dinheirama
https://dinheirama.com/5-habitos-economizar-ser-pessoa-melhor/

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *