fbpx

Milagre da manhã: sucesso, acordar cedo, isso faz sentido?

Acordar cedo faz mesmo diferença? O Milagre da Manhã funciona?

Por que o tal Milagre da manhã e o Clube das cinco da manhã fazem tanto sucesso, há tanto tempo? Por que a busca por desenvolvimento pessoal passa, quase sempre, pela ideia de despertar mais cedo? Não há um dia que alguém não me pergunte: “tem O Milagre da manhã aí no Sebo?”

Muitos se confundem e pedem milagre do amanhã, o amanhã com milagres, o amanhecer milagroso e por aí vai. O que importa é que o livro seja milagroso, afinal. Juntou milagre com o sonho de um amanhecer gostoso, produtivo e sem pressa, é sucesso na certa.

O livro Milagre da Manhã realmente é muito prático e eu gostei bastante. O fato de o autor, Hal Elrod, ter desenvolvido as disciplinas com base em sua própria experiência após um evento traumático faz toda a diferença e dá credibilidade.

Leitura do dia: “Quebre a Caixa, Fure a Bolha” (clique)

É fato que nem todas as pessoas acordam animadas e têm nas manhãs o seu melhor período produtivo e de criatividade. Muitos sentem-se bem à noite. Não é o meu caso. Acordo animada e cheia de ideias. No período da tarde, já estou mais azeda. Durante a noite, não sou produtiva. Você também deve perceber um padrão em si mesma, né?

Não quero criar uma ditadura dos matinais, mas o fato é que nosso ciclo circadiano, aquele período de 24h no qual se completam as atividades do ciclo biológico dos seres vivos, faz com que nosso corpo funcione melhor enquanto há luz solar. Claro que isto é uma simplificação da minha parte.

Se quiser saber mais sobre o assunto, recomendo a leitura de “Mude seus horários, mude sua vida”, do Dr. Suhas Kshirsagar. É inegável que há muitos benefícios em alinhar a nossa rotina aos ritmos naturais do corpo. Observando o restante da natureza, temos uma pista do que é “natural” e talvez por isso estejamos sempre na eterna busca por dias que se iniciem de forma prazerosa. Aí entra o Hal e o seu Milagre.

Leia também: Reclamar da falta de tempo faz sentido? Adianta?

Milagre da Manhã: é isso mesmo?

O autor sugere que você acorde uma hora antes do seu horário habitual. Não tem nada a ver com acordar as quatro ou cinco da manhã. Uma hora antes do que você já está acostumado, só isso. Caso tenha vontade e sinta que necessita alguma mudança positiva na saúde física e mental.

1. Fique em silêncio

Pratique alguns minutos de silêncio ou meditação, assim que acordar. Uns minutinhos na cama mesmo, aproveitando antes que tudo comece.

2. Mais uns minutos de visualizações

Pense em como quer que o seu dia seja. O que gostaria de fazer para que, ao deitar-se novamente à noite, sinta-se bem, realizado? Pode parecer bobagem, mas sabe quando vamos viajar e, por mais que tudo dê errado”, mantemos o bom humor?

A comida é ruim, o avião atrasa, mas continuamos conversando, animando as crianças, de bem com a vida porque nos programamos para que aquela fosse uma experiência agradável. Programar-se para que o seu dia seja agradável, é isso. Óbvio que nem tudo é programável, mas você entendeu. É uma atitude mental positiva e ativa.

3. Afirmações positivas por alguns minutos

Escreva e as leia em voz alta. Se achar bobo fazer assim, veja um dos inúmeros vídeos disponíveis com afirmações positivas. Ou simplesmente as escreva e releia sempre.

4. Exercícios físicos

Veja quanto tempo você terá disponível e divida sua hora “extra” ou hora “milagrosa” para que caibam todos os passos. O autor sugere vinte minutos de exercícios. Caminhada, corrida, aulas de ginástica, o importante é mexer o corpo, despertar, oxigenar o cérebro e os músculos.

5. Leitura

Dez a quinze minutos de leitura matinal podem te fazer muito bem. Experimenta e me conta. Eu gosto de ler livros de desenvolvimento pessoal ou de espiritualidade pela manhã, pois me sinto motivada para começar o dia. No restante do dia, leio ficção.

6. Escrita

O autor sugere que a gente escreva um diário. Eu prefiro anotar ideias que tive durante os exercícios físicos, trechos do livro, não necessariamente no formato de diário.

Clique para Videos Incriveis

A ideia de “Milagre da manhã” é encarada com romantismo demais. Ninguém salta da cama belo e disposto todos os dias, com uma xícara de café fumegante em mãos. Esqueça isto. É vida real, com desafios reais. Não é preciso seguir à risca. Legal é se permitir experimentar, desafiar-se caso sinta que precisa.

Em tempos de pandemia, isolamento e rotinas extremamente entediantes, acho muito válido. Precisamos buscar dentro de nós e de nossas casas aquilo que antes vinha de fora. Como matinal de carteirinha, sou apaixonada pelas manhãs.

O que isso tem a ver com dinheiro e educação financeira? Tudo está interligado. A disciplina vai se espalhando, criando uma onda positiva em todas as áreas da vida. Não é nenhum milagre, é apenas um ser humano tentando, errando e descobrindo o que funciona para si.

Foto: Pixabay.

—— Este artigo foi escrito por Cristina Pizarro. Este artigo apareceu originalmente no site Dinheirama.A reprodução deste texto só pode ser realizada mediante expressa autorização de seu autor. Para falar conosco, use nosso formulário de contato. Siga-nos no Twitter: @Dinheirama

Por Dinheirama
https://dinheirama.com/milagre-da-manha-acordar-cedo-sucesso-disposicao/

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *